domingo, 5 de setembro de 2010

Palestra " As Preocupações do Homem de Hoje"

Na passado dia 26 de Agosto, o Rotary Club da Figueira da Foz levou a cabo a organização de uma palestra subordinada ao tema "As preocupações do Homem de Hoje". O evento contou com a preciosa intervenção de Monsenhor Vitor Feytor Pinto e teve lugar no Auditório Municipal.
Perto de nove dezenas de participantes, tiveram a oportunidade de ouvir as preocupações do sacerdote, que se centram na crise (de valores) que atravessamos e na necessidade profunda de refletir sobre "a situação dos pobres e o fenómeno da pobreza", como referiu.
Miguel do Nascimento Costa, encerrou a palestra e agraciou o palestrante com a oferta do livro sobre a história do nosso clube.
Vitor Feytor Pinto
(clique para aumentar)


João Veríssimo, Armindo Carolino, Miguel do Nascimento Costa e Vitor Feytor Pinto
(clique para aumentar)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Palestra sobre Alfabetização

No dia 22 de Julho de 2010, a reunião rotária semanal destinou o seu tempo a uma palestra sobre Alfabetização, realizada pelo Companheiro José João Azevedo, e por ele dedicada ao Arquitecto Carlos Cardoso (recentemente falecido). A dissertação percorreu vários conceitos como os de Língua e Linguagem e temas como o abandono escolar precoce, a alfabetização em várias partes do Mundo, em Portugal e os níveis de literacia.

A Alfabetização é um processo de aquisição dos códigos alfabético e numérico, com o objectivo de se obterem habilidades cognitivas para o seu correcto uso. Foi realçada a discrepância existente entre as taxas mais elevadas de alfabetização (América do Norte e Europa) e as mais baixas (África Central e Países Árabes), sendo que a maior percentagem de analfabetos no Mundo são mulheres.

Abordaram-se também diferentes métodos de ensino de leitura, tendo-se centrado a atenção sobre as características, aplicabilidade e vantagens/desvantagens dos dois principais: o global/visual/analítico, e o fonético/sintético.
A sessão foi grandemente enriquecida com a colaboração de duas crianças de seis anos que demonstraram a utilização do método João de Deus que se baseia na descoberta dos vários valores sonoros de cada letra, na construção das palavras, ajudando os alunos na compreensão, no processamento mental da informação durante a leitura e na estimulação da memória.

Ao longo da palestra foram circulando entre os Companheiros presentes, alguns materiais auxiliares à compreensão do tema. Por último, foi questionada não só a verdadeira importância da Alfabetização, quando comparada com os diversos níveis de Literacia, como também o papel do simples cidadão e Rotário no desenvolvimento cultural do país, no que diz respeito à Alfabetização.

 Relembrou-se que uma das últimas iniciativas deste clube foi o envio, há dois anos, para Timor – Leste de um acervo considerável de livros (mais de 750) que tiveram como destino a Escola Portuguesa de Díli.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Transmissão de Poderes

Miguel Nascimento Costa


Miguel Nascimento Costa e Isabel Henriques

Admissão de um novo sócio

Isabel Henriques, António Guardado, Moamede Cabrá (novo sócio) e Miguel Nascimento Costa

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Palestra "A Escola e a Cidade"

Sob o lema "A ESCOLA E A CIDADE" o Rotary Clube da Figueira da Foz promove no próximo dia 13 de Maio, pelas 21.30h, no Hotel Mercure, a última palestra destinada a divulgar a acção, ofertas educativas e planos curriculares, valências e dificuldades, projectos e parcerias, metas para o futuro... numa palavra, o perfil actualizado das escolas secundárias do concelho.

Depois das palestras apresentadas pelos Directores das Escolas Dr.ª Cristina Torres e Dr. Joaquim de Carvalho, é agora a vez do Clube receber a Directora, Dr.ª Natália Oliveira, que apresentará o perfil da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, a mais antiga da Figueira.

Nesta sessão, aberta à comunidade,o Rotary Clube vai ainda aproveitar para fazer entrega do Prémio Maurício Pinto, um prémio com que anualmente distingue o/a melhor aluno/a do Curso de Administração daquela Escola, hoje a área mais equivalente ao antigo Curso de Contabilidade em que outrora se formou, naquela Escola, o figueirense Maurício Águas Pinto, sócio fundador deste clube rotário.

O Prémio caberá este ano a Ana Cláudia Ribeiro Frederico, residente na Freg. de S. Pedro que, no passado ano lectivo de 2008/2009, foi a melhor classificada no referido curso, com a classificação final de 16,10 valores.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

XXIXª Assembleia Distrial

Membros do Rotary Club da Figueira da Foz presentes na Assembleia Distrital, em Águeda

quarta-feira, 10 de março de 2010

0,5% do seu imposto pode ajudar a FRP

 
Aproxima-se a data de entrega da declaração do IRS. A Lei abre a todos os contribuintes a possibilidade de decidir para onde é encaminhada uma parcela do seu IRS e depois verificar, de forma directa como foi investido. A verdade é que a generalidade dos contribuintes desconhece que, como refere a Lei n.º 16/2001, artigo 32.º n.º 6 é possível “encaminhar” uma parte do IRS (0,5%) a uma Instituição Particular de Solidariedade Social à escolha.

A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) cuja actividade é a de incentivar a Educação de jovens estudantes carenciados apela a todos os rotários que utilizem a oportunidade facultada pela Lei para apoiarem desta forma a FRP, difundindo esta prática não só nos respectivos clubes, como também junto de amigos e empresas.
Para tal, basta preencher a 2.º linha do quadro 9 do Anexo H ao Modelo 3 do IRS, indicando na coluna DENOMINAÇÃO o nome “Fundação Rotária Portuguesa” e na coluna NIPC o número “501129081”.

Quanto mais divulgar esta iniciativa maior será a ajuda proporcionada à FRP. Incentive os seus amigos a investir no projecto social da FRP.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Carta do Governador

Caros(as) companheiros(as)

O mês de Março é dedicado à Alfabetização, muito comummente definida como a capacidade de ler e escrever, envolvendo certas habilidades funcionais como seja o usar o computador, compreender os procedimentos correctos para prevenir doenças ou entender a mensagem escrita num cartaz publicitário ou outro.

Quando os rotary clubes implementam projectos nesta área, estão a capacitar pessoas com vista a desenvolverem-se do ponto de vista económico, a ter uma vida saudável e a serem mais pacíficas. Se tivermos, também, como objectivos aperfeiçoar a capacidade dos professores para ensinar, fortalecer as escolas para que estas entendam as necessidades dos alunos, aumentar o acesso a programas educacionais para homens e mulheres, a reduzir as barreiras que impedem a alfabetização e promover condições que favoreçam a alfabetização nas comunidades, então estamos a ser úteis à sociedade em que vivemos.

Neste mês vamos, nos nossos clubes, discutir assuntos ligados à alfabetização, convidando companheiros rotários com experiência para proferirem palestras sobre este tema. E porque não colaborar num projecto que tenha como tema a alfabetização?

Sendo a alfabetização uma das Ênfases Presidenciais, será tema na Convenção de Montreal, em Junho próximo, numa intervenção da cantora de música country, Dolly Parton, que dará realce à alfabetização infantil, que é um tema a que se tem dedicado ultimamente.

O nosso Presidente John Kenny exorta-nos a participar na convenção pois considera que todo o rotário devia participar pelo menos numa durante a sua vida de rotário. Ali se podem encontrar parceiros para projectos, se fazem amizades e se carregam baterias para revigorar a nossa condição de rotários.

Aceitem um abraço do companheiro e amigo,

Manuel Cordeiro