Clube de serviço, fundado em 8 de Março de 1938, que tem por fim estimular e fomentar o ideal de servir.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Visita do Rotary Club de Leiria
Estão disponíveis algumas fotos da visita à empresa Saint Gobain, na Figueira da Foz, que ocorreu no passado dia 30 de Setembro. Neste actividade, contámos com a presença de alguns companheiros do Rotary Club de Leiria, que muito nos orgulhou. À visita, segui-se uma reunião/jantar, em ambiente de grande companheirismo, que permitiu a troca de opiniões sobre a actualidade de Rotary.
Etiquetas:
Ligação à Comunidade,
Rotary Club de Leiria
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Palestra "Centenário da República Portuguesa"
Fleming Oliveira, Miguel do Nascimento Costa e Luis Nuno Gaspar
Fleming Oliveira e Miguel do Nascimento Costa
terça-feira, 5 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Palestra
O Rotary Clube da Figueira da Foz ivai promover, no próximo dia 23 de Setembro pelas 21h30, no Hotel Mercure, uma palestra subordinada ao tema “A Nova Lei Base da Segurança Social e o Cálculo das Pensões”, proferida por Dr. Luís Geada, licenciado em Economia e Mestre em Relações Internacionais.
“Como se calculam as pensões de reforma? Como é o cálculo actual? O que vai mudar? Que perspectivas para o futuro?” são algumas das questões que irão ser abordadas nesta conferência com entrada livre, aberta à comunidade.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
domingo, 5 de setembro de 2010
Palestra " As Preocupações do Homem de Hoje"
Na passado dia 26 de Agosto, o Rotary Club da Figueira da Foz levou a cabo a organização de uma palestra subordinada ao tema "As preocupações do Homem de Hoje". O evento contou com a preciosa intervenção de Monsenhor Vitor Feytor Pinto e teve lugar no Auditório Municipal.
Perto de nove dezenas de participantes, tiveram a oportunidade de ouvir as preocupações do sacerdote, que se centram na crise (de valores) que atravessamos e na necessidade profunda de refletir sobre "a situação dos pobres e o fenómeno da pobreza", como referiu.
Miguel do Nascimento Costa, encerrou a palestra e agraciou o palestrante com a oferta do livro sobre a história do nosso clube.
Vitor Feytor Pinto
(clique para aumentar)
João Veríssimo, Armindo Carolino, Miguel do Nascimento Costa e Vitor Feytor Pinto
(clique para aumentar)
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Palestra sobre Alfabetização
No dia 22 de Julho de 2010, a reunião rotária semanal destinou o seu tempo a uma palestra sobre Alfabetização, realizada pelo Companheiro José João Azevedo, e por ele dedicada ao Arquitecto Carlos Cardoso (recentemente falecido). A dissertação percorreu vários conceitos como os de Língua e Linguagem e temas como o abandono escolar precoce, a alfabetização em várias partes do Mundo, em Portugal e os níveis de literacia.
A Alfabetização é um processo de aquisição dos códigos alfabético e numérico, com o objectivo de se obterem habilidades cognitivas para o seu correcto uso. Foi realçada a discrepância existente entre as taxas mais elevadas de alfabetização (América do Norte e Europa) e as mais baixas (África Central e Países Árabes), sendo que a maior percentagem de analfabetos no Mundo são mulheres.
Abordaram-se também diferentes métodos de ensino de leitura, tendo-se centrado a atenção sobre as características, aplicabilidade e vantagens/desvantagens dos dois principais: o global/visual/analítico, e o fonético/sintético.
A sessão foi grandemente enriquecida com a colaboração de duas crianças de seis anos que demonstraram a utilização do método João de Deus que se baseia na descoberta dos vários valores sonoros de cada letra, na construção das palavras, ajudando os alunos na compreensão, no processamento mental da informação durante a leitura e na estimulação da memória.
Ao longo da palestra foram circulando entre os Companheiros presentes, alguns materiais auxiliares à compreensão do tema. Por último, foi questionada não só a verdadeira importância da Alfabetização, quando comparada com os diversos níveis de Literacia, como também o papel do simples cidadão e Rotário no desenvolvimento cultural do país, no que diz respeito à Alfabetização.
Relembrou-se que uma das últimas iniciativas deste clube foi o envio, há dois anos, para Timor – Leste de um acervo considerável de livros (mais de 750) que tiveram como destino a Escola Portuguesa de Díli.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















